
O crescimento da população, o desenvolvimento de indústrias e como conseqüência o aumento do consumo de bens, acabaram por gerar um grande volume de material, que infelizmente na maioria dos casos e jogado de forma inadequada no meio ambiente. A cada dia surgem novas campanhas e se torna mais evidente a necessidade de se preservar o que temos, e dar um destino correto a todo esse material.
Uma das formas mais eficientes e usadas para tentar minimizar esse dano aos bens naturais é sem duvida a coleta seletiva. Através da divisão dos materiais a serem descartados, e possível selecionar uma grande quantidade que pode ser reutilizada através da reciclagem. Papel, plástico, vidro e metais são os tipos mais reutilizados pelas grandes industriais e atualmente a reciclagem está se estendendo até os campos da informatica, com a construção de novas maquinas através de equipamentos antigos e trituração de placas e circuitos evitando a contaminação dos solos com substancias químicas. O mesmo ocorre com pilhas e baterias, estes são coletados em postos, geralmente localizados em shoppings e grandes centros e então tem um destino especifico.
Contudo, ainda não existe uma consciência da importância da coleta seletiva ou simplesmente da conservação dos bens naturais por muitos de nós e também por parte dos poderes governamentais. Toda atitude, manifesto ou campanha que apoie e estimule a preservação ambiental através de medidas sustentáveis deve ser amplamente divulgada. Somente assim poderemos alcançar uma maior qualidade de vida em todas as classes sociais e melhorar a saúde do nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário